Sheitan

Vi este filme no domingo à tarde e tenho a sensação de que acabei de sair da sala do cinema São Jorge, tal foi o impacto do filme. Vi-o no âmbito do festival de cinema de terror independente, o MotelX, e achei inicialmente que ia ser mais um filme de terror adolescente, muito ao sabor do The Texas Chainsaw Massacre do Michael Bay, mas enganei-me. Apesar das parecenças tipicas, o enredo e o climax fazem com que este se distancie, nao só devido à comicidade que está presente em todo o filme mas pelo misticismo que envolve as personagens. Não foi certamente o filme da minha vida mas devo dizer que superou as minhas expectativas, a ponto de o querer partilhar.

Foi antecedido por uma curta-metragem mediocre de produção nacional chamada " O Ascensorista" que era, em suma, um anão que trabalhava como ascensorista que cortou as pernas a um individuo que se "atreveu" a, por gentileza, carregar no numero 4 (andar onde queria parar) para o poupar de ter de se esticar para o fazer. Este nao achou piada e atacou.

Mas voltando ao que interessa, Sheitan, é um filme cujo elenco, para mim, se resume a uma só pessoa, Vincent Cassel. Sim, pode ser um pouco tendencioso este comentario da minha parte visto que é, de facto, um dos meus actores preferidos desta "nova vaga" mas a interpretação dele ficou além de todas as minhas expectativas. Aconselho este filme principalmente a quem conhece o trabalho de Cassel porque este papel nao se assemelha a nenhum que eu tenha visto e desconhecia nele esta capacidade de ser tão "twisted" ao ponto de me deixar boquiaberta. Cómica e assustadora simultaneamente, foi um personagem que me deixou colada à cadeira, tal o misticismo que a envolvia. Nao posso deixar de acrescentar que, tal como no "Irreversible", Vicent Cassel e Monica Belluci voltam a partilhar o ecrã apesar da intervenção de Belucci ser brevissima.





O filme data de 2006, foi realizado por Kim Chapiron e escrito por ele e pelo pai, Christian Chapiron.

Deixo-vos com uma sinopse e com o trailer:

" 'Sheitan' tells the story of a group of youngsters who exit a disco late one night and accidentally run into a shepherd who has prepared himself for a night of Satanic worship"









Stay Gold.

6 comentários:

Jizzle disse...

Bem, a curta metragem é que me despertou curiosidade! ahah

Anónimo disse...

damn, tive mesmo para ir ver, mas a preguiça gritou mais alto...

agora estou arrependido...

Jizzle disse...

Ainda não as tenho...

Ahh terror amador é a shit! (:

Anónimo disse...

Maninha, a expressão do nosso primo Vincent é absolutamente genial e desde que saímos do emblemático cinema S.Jorge que tento arduamente, com um treino de 2 horas seguidas em frente ao espelho para o tentar igualar.

=)

Ana Rodrigues Bidarra disse...

ahahahahahah e eu tambem. e nem com as maos a imitar o cabelo me safo :s ahahahha

F. disse...

OL'SCHOOL MOVIE........LOVED IT.