Zaha Hadid



Zaha Hadid é, sem dúvida, uma inspiração para todas as mulheres. Sendo uma senhora do design, cingrou numa area normalmente dominada por homens, a arquitectura. Nasceu em Bagdad em 1950 e o seu percurso académico é de louvar. Em 1977 juntou-se a OMA ( Office of Metropolitan Architecture) como sócia. Posteriormente, em 1980, abandonou o cargo para se dedicar ao seu próprio espaço "Zaha Hadid Office". Em 2004 Hadid tornou-se a primeira mulher a ser premiada com o ’Pritzker Architecture Prize’ pelos seus projectos. Enumero, em baixo, alguns:

Vitra fire station (1994) em Weil am Rhein, Alemanha.
Rosenthal center for contemporary art (1998) em Cincinnati, USA
Bergisel ski jump (2002) em Innsbruck, Austria;
BMW building (2005) in Leipzig, Germany

Hadid ganhou várias competições internacionais mas alguns dos seus designs não chegaram a ser materializados, contudo Zaha desenhou já mobilia e objectos para Swarovski, Dupont, Sawaya & Moroni, Alessi e Established & Sons, tal como interiores para o Guggenheim Museum em NYC, Vienna Kunsthalle e em Londres, The Hayward Gallery. Não esquecendo claro a Chanel's mobile art exhibit.

O seu trabalho já foi exposto em museus de paises em todo o mundo, nomeadamente no MoMA em NYC (onde foi honrada em 2006 com uma exposição em retrospectiva de todo o seu trabalho) e San Francisco e o Deutsches Architektur Museum em Frankfurt.

Esta senhora é um exemplo de força para todas as mulheres que pretendem ser reconhecidas pelo seu trabalho. Nasceu no Iraque nos anos 50 e soltou-se do jugo a que todas as mulheres são colocadas na cultura islâmica, estudou, trabalhou, pesquisou, não desistiu, perserverou e tornou-se um icone.

Vi no DesignBoom uma estrevista que achei interessante e que passo a partilhar. No caso de vos interessar, dêm um saltinho em http://www.designboom.com/eng/interview/hadid.html


No caso de não terem paciência deixo-vos com algumas fotos dos seus projectos:

performing arts centre, saadiyat island, united arab emirates (developed by 2012)

interior of performing arts centre, saadiyat island, united arab emirates

a model of the london olympic aquatic center (to be completed in 2012)

ideal house - imm cologne 2007

BMW central building’, leipzig, germany, 2006

kitchen for DuPont™ Corian®, 2006

'vortexx chandeliers', for zumtobel lighting and sawaya & moroni, 2005

swarm chandelier’ for established and sons, 2006

ideal house - imm cologne 2007
‘aqua table’ for established and sons, 2005

bergisel ski-jump’, innsbruck, austria, completed in 2002
iceberg, sitting furniture for sawaya & moroni, 2008

Chanel Mobile Art Exhibition


mais info:
http://www.zaha-hadid.com/


Stay Gold.

Sem comentários: