Damien Hirst @ Fabrik Contemporary Art, Hong Kong


O trabalho de Damien Hirst - as instalações, escultura, pintura e desenho - sempre procurou desafiar os limites entre a arte, a ciência e a cultura popular. A sua energia e imaginação e o seu trabalho consistentemente visceral e cativante em termos visuais, fizeram dele um artista avant-garde e primordial na sua geração. Durante a década de 90 tornou-se lider da Young British Artists (YBA), depois te ter sido o mais proeminente artista do grupo. A morte sempre foi o tema central da sua obra, o que, aliás, foi alvo de muitas polémicas e consequente seguimento mediático.

O seu trabalho mais icónico e polémico, The Physical Impossibility Of Death In the Mind Of Someone Living, foi vendido em 2004 como a segunda obra mais cara de um artista em vida (depois de Jasper Johns), rondando os dez milhões de dólares.

Em Agosto de 2007, este escultor vendeu por 100 000 000 USD (cem milhões de dólares), a obra 'Pelo amor de Dios', que consiste num crânio com mais de oito mil diamantes incrustados. O montante desta transacção é o mais alto pago até à data por uma obra de um artista vivo.
O Sunday Times calculou a sua fortuna em cerca de 364 milhões de dólares, aproximadamente 261 milhões de euros.

A Fabrik Contemporary Art em Hong Kong, que também já teve em exposição obras de Takashi Murakami, vai expôr de dia 4 a 14 de Dezembro, os novos trabalhos deste artista, que ultimamente se tornou conhecido dentro do meio do streetwear pela colaboração com a Levi´s.

source: hs
more info: http://www.damienhirst.com/

Stay Gold.

Sem comentários: